Chegamos definitivamente a um momento de disrupção. A pandemia do Coronavírus acelerou e muito essa transição. Muitos desafios se apresentam como desafios na vida pessoal e profissional.
O grande desafio das lideranças é aprender a liderar de forma adequada ao momento, com agilidade e desenvolvimento de competências adequadas.
Listo aqui cinco competências que, mais do que nunca, farão a diferença no mercado de trabalho:
- Inteligência Emocional – A capacidade de entender o seu próprio estado emocional e dos outros, encontrando meios de transformar o ambiente com uma contribuição positiva e verdadeira. O imprevisível passa a ser uma realidade a se lidar quase diariamente.
- Aprender a aprender – Desaprender e reaprender em situações de transformação com velocidade adequada para enxergar a nova realidade, questionar e mudar de mentalidade.
- Trabalhar em equipes multifuncionais – Situações que exigem ações compartilhadas em resposta às crises, mudanças, inovações, irão demonstrar o quanto somos interdependentes. À medida que se apresentam as necessidades e os conflitos essa competência se torna essencial para alinhamento da complexidade do novo sistema.
Confiança – Encorajar sua equipe a compartilhar abertamente os processos que se encontram envolvidos, aumenta o nível de confiança e agilidade. Em momentos de disrupção a confiança se faz essencial. A construção rápida da confiança melhora o desempenho e o bem estar do grupo. - Evolução e crescimento – Capacidade de promover seu próprio crescimento e dos liderados para resolver com eficácia e agilidade os problemas que aparecerem. Esse crescimento acontece não somente nos meios tradicionais de aprendizado mas, principalmente, por meio de experiências e conversas.